quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

sobre DRACULA - de B Stoker (3:3)






Sobre o clássico do terror Dracula (1897)
do autor irlandês Bram Stoker (1847-1912)


classic horror fiction
ensaio 3

Quando o Terror surge entre a Vida e a Morte


p3





No capítulo seguinte, os primeiros sinais da não-morte de Lucy serão sugeridos quando uma série de reportagens mostra uma estranha “bela lady” atacando crianças – que reaparecem com feridas no pescoço.

Esta existência vampírica de Lucy é a plena manifestação daquele 'duplo' (2) que já havia no estado letárgico desde o início dos ataques do Conde. A 'dupla personalidade' de Lucy – a donzela-noiva e a sedutora – tem a oportunidade de se manifestar com a morte-não-morte vampiresca. Ela não é mais a donzela vitoriana que se resguarda para o marido – sob uma moral que reprimia os instintos sexuais. Agora, sendo vampira, Lucy pode ousar seduzir!

Enquanto isso, Mina Harker recebe a notícia das mortes da mãe de Lucy e da própria Lucy. (Não bastassem outras mortes ao longo dos capítulos 5 a 9, a contar, o Sr. Swales, em Whitby, possível primeira vítima do Conde; o Sr. Hawkis, o patrão de Jonathan; o pai de Arthur Holmwood, pouco antes da morte de Lucy) Importante: Mina resolve ler as anotações que compõem o 'diário' de Jonathan quando no castelo do conde, lá na Transylvania.

Mina então recebe uma carta do Professor Van Helsing, que se apossou de toda a correspondência de Lucy, para fins de 'pesquisa'. Toda a intimidade da donzela falecida está agora na mão dos futuros 'caçadores' de vampiros. Agora, Van Helsing sabe o tanto quanto sabemos – enquanto Mina passa a saber o que Jonathan sofreu. Assim é 'montado' o quebra-cabeça.

Inclusive uma cena importante: Jonathan julga ter visto Dracula andando – de dia! - ao longo de Piccadilly – e quase teve um ataque de terror. O Conde andando de dia e como uma aparência mais jovem! Que tipo de encantos terá feito o vampiro? (Há uma possibilidade : a terra do túmulo – transportada nos caixões – resguardar o vampiro. Em seguida, ele desce na ilha britânica e começa a sugar sangue jovem. Mas e quanto a andar de dia? Há outras cenas : o Conde no zoológico, ou no cemitério à beira-mar antes do crepúsculo...)

Van Helsing lê o diário de Harker e entende o motivo do choque emocional (ou febre cerebral) que vitimou o hóspede de Dracula. O Professor desvela as ligações possíveis entre o que sofreu o jovem advogado lá na Europa Oriental e o que vitimou a jovem Lucy. Enquanto as páginas de outrora são lidas, outras páginas de diário são escritas. O romance tem um novo começo – assim como dissera Van Helsing.

Quem ataca as criancinhas? Quem é a tal 'senhora bonita' que fascina as crianças? Será o mesmo ser que atacou Lucy? Para Van Helsing é ninguém menos que Lucy! A falecida deve ser então investigada! Claro que todos se surpreendem: como pode a bela e inocente Lucy estar vagando por aí como morta-viva a atacar crianças?

Pois é justamente esta vida-não-vida que traz o terror ! O bela Lucy foi vampirizada em estado de transe, enquanto andava sonâmbula, ao mesmo tempo em que Lucy desperta mantinha-se jovial e inocente. Sendo inconscientemente uma vampira, Lucy ao não ser mais viva, tem apenas uma personalidade agora: a de morta-viva (Un-Dead ou nosferatu).

E são os pretendentes que precisam dar 'paz' ao espírito da amada Lucy. Seguem até o túmulo de Lucy e observam na atmosfera lúgubre qualquer sinal de 'vida além da morte' – alguém deixa a cripta? Alguém retorna até a cripta?


O vulto de Lucy é mais fascinante que a Lucy viva – e mais lânguida, sedutora! Morta, ela tem todo um fascínio que estava apenas 'reprimido' em vida – ela é agora uma mulher completa: uma ameaça aos homens! “Venha para mim, Arthur! Meus braços estão famintos por você!” são estas as palavras de Lucy undead para o noivo Arthur, a quem ela chama de 'marido' – assim as crianaçs seriam os filhos? Seria uma prova do 'instinto maternal' da vampira? Afinal, ela morreu sem completar um desejo: casar, ter marido e filhos!

Mas o Professor Van Helsing é implacável – a paz da falecida só será completa com o corpo for mutilado – ou uma estaca fincada no coração. O que revolta os pretendentes – principalmente Arthur! - mas essa ação é necessária! (Afinal, temos aqui a perspectiva dos 'caçadores de vampiros' – não dos vampiros. A Narrativa dos vampiros só será 'ousada' por Anne Rice nas “Vampire Chronicles” como vimos.)

A vampira Lucy é expulsa por Van Helsing ao elevar um crucifixo e em seguida – perseguida até o esquife – é finalmente destruída, pelo noivo (sim, Arthur, que não sabe se está diante de Lucy ou de um demônio), com uma estaca no peito. Arthur deve livrar Lucy da imortalidade dada pelas forças demoníacas. Só assim ela enfim estará em paz. Após o sacríficio, a face de Lucy volta a demonstrar suavidade e pureza.



.
Lucy vampira no cinema
http://www.youtube.com/watch?v=JhbgJUgH0oE
http://www.youtube.com/watch?v=xgRTigjKcXA&feature=related
.
2006 BBC Dracula
http://www.youtube.com/watch?v=K9WhxirgpQE&NR=1
.
no teatro
http://www.youtube.com/watch?v=rXsx_gjvZbs&feature=related


O Dr. Seward recebe cópias dos diários de Jonathan e de Mina – assim o Dr. Passa também a 'ler o romance', digamos. As informações dos vários testemunhos são comparadas, compartilhadas, avaliadas. A 'caçada' ao vampiro começa. Não se deve olhar pra trás! Assim exorta o 'guia espiritual' das 'forças do Bem', o Professor Van Helsing.

Agora é Mina que não tem conhecimento do diário de Seward. Mas o Dr. Concorda em emprestar os cilindros do fonógrafo para que a Mme. Mina possa datilografar o diário...

É quando o terror se mescla ao estilo romance policial quando Seward, Van Helsing e os outros passam a investigar o vampiro – seguir pistas, listar dados, coletar informações, agindo contr as 'forças do Mal'.

Unir informações – é o que o casal Harker faz sistematicamente. Todos passam a saber o que sabemos, nós leitores. As personagens passam a ler o romance! Aliás, romance sem Narrador onisciente, que unifique o enredo. Nós leitores devemos 'montar' o enredo a partir dos fragmentos das várias perspectivas.

Agora os 'caçadores de vampiro' estão unidos para vingar a morte de Lucy – e Mina é presença feminina que auxilia a todos – até que ela mesma passe a ser atraída pelo vampiro.

Mas onde está o Conde? No casarão abandonado para onde foram envidos os caixões, o mesmo casarão para o qual o louco Renfield tentou fugir – o casarão vizinho ao sanatório do Dr. Seward!

Finalmente, Van Helsing explica o que está acontecendo. Atualiza todo o 'banco de dados' sobre vampiros – que nós conhecemos bem. É a cerimônia de preparação para ungir os caçadores que ousam invadir os domínios do Mal. (Há toda uma teologia aqui neste Dracula. Stoker adora criar situações paralelas – o scholar Leonard Wolf aponta vários paralelos, por exemplo, que Renfield seria uma espécie de João Batista do Conde-Diabo...)

Van Helsing apresenta as armas para destruir o vampiro. Crucifixo, hóstia, flores de alho, punhal, estaca. Outros vampiros 'modernos' vão desprezar todas estas amostras de superstição religiosa – e apenas três modos de destruição são listados: estaca no coração, fogo e decapitação.

Um arsenal para destruir vampiros! Seres que não são apenas espectros, mas dotados de uma força física assustadora. A velha questão: Vampiro: corpo ou espectro? Para Van Helsing – e Bram Stoker! - o vampiro é ambos. Tem a força de um corpo de gigante e é capaz de atravessar paredes, desanecer no ar, em nuvem de pó ou na forma de lobo ou morcego! Afinal, o vampiro, ser tão poderoso, tem pleno acesso aos feitiços diabólicos! O vampiro integra assim uma tríade malévola, entre o lobisomem e a bruxa. O vampiro é tanto lobo em potencial, quanto um necromante...!

O romance em seu capítulo 19 está entre o gótico, o terror, o policial e a literatura de 'caçada' – afinal, os 'caçadores' vão cercar e acuar a 'caça' – o vampiro.

Enfrentando o horror (e o fedor!) os caçadores avançam - “após o involuntário tremor em consequência do primeiro ar nauseante, nós todos seguimos em nossa tarefa como se aquele lugar repugnante fosse uma jardim de rosas!” (After the involuntary shrinking consequent on the first nauseous whiff, we one and all set about our work as though that loathsome place were a garden of roses. c. 19, p. 303)

A 'presença do Mal' está ao redor de Dracula, que convive com morcegos, ratos, insetos – em suma, o terror do rejeitado, dos seres exilados da presença humana.

Para Van Helsing, a 'caçada' é um 'jogo de xadrez', onde cada lado faz uma jogada, mas pode ser 'neutralizado' na próxima rodada. Enquanto as forças do Bem invadem o castelo – digo, casarão abandonado – e encontram alguns dos caixões – vazios! - outras vítimas caem sob a influência do Conde: o lunático Renfield geme e uiva em delírio, enquanto Mina Harker está pálida, 'mais pálida que o comum'. Mina não foi à 'caçada' – e foi deixada desprotegida! (E os homens mantendo a Sra. Harker fora da 'caçada' permitem que ela se torne a próxima vítima...)

Mina sente-se cansada, deprimida, dorme a manhã toda – ela começa a inverter o ciclo ao demonstrar a sonolência diária. No mais, Mina sente culpa, por causa da morte de Lucy – “se eu não tivesse ido para Whitby, talvez a querida Lucy estaria conosco agora.” O diário de Mina apresenta o terror nas entrelinhas – a funesta presença que chega com o uivar dos cães e voejar de morcegos – com a letargia que se apossa da vítima de incubus vampírico (3).

Mina é atacada durante o sono, no domínio dos sonhos, por uma 'névoa' que se apossa da casa – é seduzida pelo vampiro – assim como Jonathan foi seduzido pelas três vampiras.

“De repente o horror me invadiu, pois foi assim que Jonathan tinha visto aquelas medonhas mulheres se materializando na rodopiante névoa ao luar, e em meu sonho eu devo ter desmaiado, pois tudo tornou-se espessa escuridão. O último esforço consciente da imaginação foi mostrar-me uma lívida face inclinada sobre mim saindo da névoa.” (“Suddenly the horror burst upon me that it was thus that Jonathan had seen those awful women growing into reality through the whirling mist in the moonlight, and in my dream I must have fainted, for all became black darkness. The last conscious effort which imagination made was to show me a livid white face bending over me out of the mist. c. 19, pp. 310/11)

É a cena gótica da posse vampiresca – tão eórica (e arrepiante) quanto aquela das três noivas de Dracula. É o contraponto à 'caçada' - afinal, aqui o vampiro é o antagonista – não o narrador, ou protagonista. Dracula é 'inimigo' par excellence – e os 'mocinhos' devem fazer de tudo para destruí-lo (ao contrário das narrativas de vampiro modernos que colocam os vampiros no foco narrativo: não os caça-vampiros, mas os vampiros eles-mesmos.)

Enquanto os 'caçadores' vasculham a mansão desolada, ou prestam assistência ao ferido e agônico Renfield (atacado pelo próprio Conde!), o vampiro está em núpcias com a Mme. Mina – ele não hesita em vampirizar a heroína do romance, fazendo-a beber de seu sangue vampiresco!

“A alva camisola dela [de Mina] estava manchada de sangue, e um fino filete de sangue escorria pelo peito do homem [Dracula] que se mostrava nas vestes semi-abertas. O gesto todo tinha uma terrível semelhança com aquele da criança que força o focinho de um gatinho para dentro de um pires de leite forçando-o a beber. Quando nós [Dr. Seward e os outros] irrompemos para dentro do quarto, o Conde voltou a face, e um olhar diabólico destacou-se tal qual eu já ouvira ser descrito. Os olhos dele se inflaamvam com uma paixão diabólica.”
.
(Her white night-dress was smeared with blood, and a thin stream trickled down the man's bare chest which was shown by his torn-open dress. The attitude of the two had a terrible resemblance to a child forcing a kitten's nose into a saucer of milk to compel it to drink. As we burst into the room, the Count turned his face, and the hellish look that I had heard described seemed to leap into it. His eyes flamed red with devilish passion. c. 21, p. 337)


Sim. Ainda mais quando Coppola dá asas à imaginação e coloca mais 'amor eterno' no enredo do filme de 1992, quando Mina seria a reencarnação da nobre lady Elisabeta, que o Conde vem reencontrar depois de séculos. Ou seja, o conde-vampiro também ama! Até é possível sentir uma simpatia pelo formoso e galante vampiro rejuvenescido que vem seduzir sua amada imortal! Mas não é essa leitura que encontramos no romance de Stoker.

Mina e o incubus Dracula no
filme de Coppola
(Bram Stoker's Dracula, 1992)
http://www.youtube.com/watch?v=LfY3ewjDoG0&feature=related


Se Dracula não hesita em vampirizar a Mina Harker, ele pagará o preço. Estando unida a ele por 'laços de sangue' – o vampiro se liga ao vampiro-progenitor – ela será uma espécie de bússola para que Van Helsing melhor possa 'rastrear' o vampiro. O Professor passa a hipnotizar Mina e acompanhar os passos do Conde, que decide abandonar seu novo domínio na Grã-Bretanha e retornar ao continente, ao leste da Europa.

O que se segue é uma narrativa de caçada, nada gótica, onde o vampiro já está condenado pelas forças do Bem – seja da Religião, ou da Ciência, ou de ambas, uma vez que Van Helsing reúne em si-mesmo a fé na Teologia e na Razão Instrumental !

Dracula não é o protagonista – mas o antagonista. Quem é o mocinho? Jonathan Harker? Van Helsing? Não. Creio que seja mesmo Mina Harker. Ela é uma presença feminina completa no romance e pode muito bem ser o foco da leitura – uma vez que não há foco central da narração (é pulverizada num prisma de perspectivas...)

Por que Mina foi a próxima vítima? Certamente, não por amor! Pode ser por vingança contra as 'rebeldias' de Jonathan – perambulando pelo castelo, atacando o Conde no esquife, fugindo – pode ser por ligação (e influência sobre) a parte erótica reprimida de Mina – tão claramente mostrada no episódio de Lucy (que era dupla: a donzela recatada e a mulher sedutora! Só a vampirização revelou esta dicotomia tão íntima!)

O final é previsível, mas vale a leitura das cem páginas finais. Mas não esperem um romance gótico – não há qualquer simpatia pelos vampiros – aqui as forças da Moral (vitoriana, lembramos) vencem. Os 'caçadores' são uma espécie de 'cavaleiros da távola redonda' lutando para salvar a honra (e a salvação da alma!) de Mina! Assim como o Autor não oculta seu tradicionalismo, seu maniqueímo, sua misoginia, sua pregação teológica, seus ensinamentos morais, a Obra não pode deixar de ser parcial. Não se espera compreensão sobre a condição do vampiro – espera-se a eliminação catártica do mesmo – pois suspeita-se que a força vampírica apenas desperta o vampiro que cada um resguarda (e reprime!) dentro de si mesmo.



nov/dez/10



por Leonardo de Magalhaens

http://leoliteraturaescrita.blogspot.com/



Notas

(1)É como se ele fosse uma espécie de Conde de Saint Germain, que nunca envelhecia, que atravessava décadas – quiçá séculos! - na aparência de um homem de meia-idade... Um imortal? Um vampiro?)

mais info sobre o Conde de Saint-Germain
http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/personagens/germain.htm
http://www.almanaque.cnt.br/SANGERMAIN.htm


(2)Um duplo, praticamente um Doppelgänger ao estilo de “William Wilson” (de Poe) e de “Dr. Jekyll & Mr. Hyde” (de Stevenson) onde há um ser 'mau' que encara um outro-Eu 'bom', ou vice-versa, uma pessoa bondosa que reprime os impulsos perversos – que se manifestam em estado letárgico (durante o sono, p.ex.) ou por 'dissociação' (por exemplo numa crise de esquizofrenia, ou ao usar drogas).


(3)Mais info sobre a figura do incubus em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Íncubo
http://spnspecial.zxq.net/?p=334
http://misteriosfantasticos.blogspot.com/2010/09/incubo.html




Na Cultura / Mídia

Dracula e outros vampiros
na cultura

Autores sobre vampiros – no século 20
http://mundodastrevas.com/posts/6_dracula-anne-rice-e-os-vampiros-no-brasil

Richard Matheson
autor de I am Legend (1954)
http://www.infinityplus.co.uk/nonfiction/iamlegend.htm

Stephen King
site do Autor de “Salem's Lot”(1975)
http://www.stephenking.com/index.html
http://www.stephenking.com/library/novel/_salem_s_lot.html

Anne Rice
site da Autora de “The Vampire Chronicles
http://www.annerice.com/
http://www.annerice.com/bookshelf-vampirechronicles.html

Whitney Strieber
autor de “The Hunger” (1981)
http://www.trashfiction.co.uk/bowie_hunger.html
http://ebookstore.sony.com/ebook/whitley-strieber/the-hunger/_/R-400000000000000037037

Brian Aldiss
autor de “Dracula Unbound” (1991)
http://www.vampires.nu/pages/Books.cfm/ID/1175/PageID/22

Stephenie Meyer
site da Autora de “Twilight
http://www.stepheniemeyer.com/
http://www.stepheniemeyer.com/twilight.html


Elizabeth Kostova
http://www.suite101.com/content/the-historian-by-elizabeth-kostova-review-of-the-novel-a310453

entrevista com a autora de “O Historiador” (The Historian)
http://contemporarylit.about.com/od/authorinterviews/a/kostovaInt.htm

para ouvir
http://www.youtube.com/watch?v=BzPEP2RQrYE

Dacre Stoker
autor de “Dracula The Undead
http://www.draculatheun-dead.com/stoker-bio.htm

(entrevista - “Stephenie Meyer admite que nunca leu Bram Stoker
http://veja.abril.com.br/blog/meus-livros/tag/bram-stoker/)

Lisa Jane Smith
autora das séries “The Vampire Diaries”
e “Night World”

inspirou as séries televisivas homônimas
http://www.vampirediaries.com/
http://vampirediariesbrasil.com/
http://www.youtube.com/watch?v=_TYlJ7Ts0L8
http://www.youtube.com/watch?v=1gM2ixU45E0&feature=related




No Brasil


Ivan Jaf
O Vampiro que descobriu o Brasil” (1999)
A Insônia do Vampiro” (2006)

entrevista com Jaf
http://www.wagnerlemos.com.br/entrevistaivanjaf.htm


Giulia Moon (dos Ygrupos Tinta Rubra / Adorável Noite)
Luar de Vampiros” (2003)

entrevista com a Autora
http://www.estronho.com.br/artigos-e-textos/3939.html?task=view


André Vianco
Os Sete” (2000)

site do Autor
http://www.andrevianco.net/inicial.html

entrevista com Vianco
http://www.youtube.com/watch?v=sKuBImqlXcc


novelas (TV Globo)

Vamp (1991)
http://www.youtube.com/watch?v=nFpeiMsaSp4
.
O Beijo do Vampiro (2002-03)
http://www.youtube.com/watch?v=sEXN2CEiy0Q


blog dedicado ao Dracula
http://draculand.blogspot.com/

sites / blogs sobre vampiros
http://www.vampires.nu/
http://vampirediary.info/
http://www.dagonbytes.com/vampires/index.html
http://vampirologist.blogspot.com/
http://www.houseofvampires.com/
http://www.vampire-empire.com/index.html


links Dracula no cinema

com Bela Lugosi
http://www.youtube.com/watch?v=i9qtivRryDM

com Christopher Lee
http://www.youtube.com/watch?v=MDTxHg7wyP0&feature=related

com Gary Oldman
Bram Stoker's Dracula (1992)
http://www.youtube.com/watch?v=Xw2-ZMhxTUs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iq3XWcGdhcY&feature=related

Blood for Dracula
http://www.youtube.com/watch?v=RJqAAHBXca4

John Badham's Dracula
http://www.youtube.com/watch?v=ZjGIqwYt76c&feature=related

Brides of Dracula (1960)
http://www.youtube.com/watch?v=h1N1dL6lnlM

Dracula – Prince of Darkness
http://www.youtube.com/watch?v=h1N1dL6lnlM

Count Dracula BBC
http://www.youtube.com/watch?v=o_w3acFydk4&feature=related

Dracula 2000
http://www.youtube.com/watch?v=XOKKL_rwoKk


links vampire movies

Nosferatu (1922)
http://www.youtube.com/watch?v=pr4lfgrAgEM&feature=related

Vampyres
http://www.youtube.com/watch?v=dRumKL7zxBM

Salem's Lot
http://www.youtube.com/watch?v=aIbJ2rQ59ZE

The Hunger
http://www.youtube.com/watch?v=l9IDoAPC6Ps

The Lost Boys
http://www.youtube.com/watch?v=hsv_NQFbQzo

Near Dark
http://www.youtube.com/watch?v=D6VeaiSSupI

Interview with the vampire
http://www.youtube.com/watch?v=bDH7P0qvSMU
script!
http://corky.net/scripts/InterviewVampire.HTML
http://scifiscripts.com/scripts/interview.txt

John Carpenter's Vampires
http://www.youtube.com/watch?v=O4CNP56Csuw&feature=related

Blade
http://www.youtube.com/watch?v=a0mx0dBXkw4

From Dusk till Dawn
http://www.youtube.com/watch?v=-bBay_1dKK8

Buffy The Vampire Slayer
http://www.youtube.com/watch?v=ke7A2mnAXMQ&feature=related

I am Legend
http://www.youtube.com/watch?v=o7CC0kbGj6s

Vampire in Brooklyn
http://www.youtube.com/watch?v=HBel3A1-f2c

Van Helsing
http://www.youtube.com/watch?v=mrOqCgDgXfQ

Underworld
http://www.youtube.com/watch?v=TMYyhBtQ1PU

30 days of Night
http://www.youtube.com/watch?v=3zA5hhSDLA4&feature=channel


Uma lista 'básica' com 70 movies !
http://snarkerati.com/movie-news/top-70-vampire-movies-of-all-time/

ou uma lista com os 15 the best
http://movies.popcrunch.com/the-15-best-vampire-movies-of-all-time/

Animation
Vampire Hunter D
http://www.youtube.com/watch?v=x83ExZOzboM


séries de TV (USA)

Buff The Vampire Slayer
http://www.youtube.com/watch?v=AktP0Kc18uE&feature=related

The Vampire Diaries
http://www.youtube.com/watch?v=olDWd-CnxO8

Moonlight
http://www.youtube.com/watch?v=OHls2VqwX4A&feature=related


bandas musicais com inspiração vampírica

primeiramente o maestro Philip Glass
e a soundtrack do filme Dracula (1931)
http://www.youtube.com/watch?v=6ST_XOGmBM0


Agathodaimon
http://www.youtube.com/watch?v=Bqhi7pmx0PQ

Ancient
http://www.youtube.com/watch?v=26GxhHAxDKQ

Blutengel
http://www.youtube.com/watch?v=O6rarujAIg4&feature=related

Candle Serenade
http://www.youtube.com/watch?v=aydWj779KZI

Cradle of Filth
http://www.youtube.com/watch?v=EX4zIBU2FZM

Eisbrecher
http://www.youtube.com/watch?v=mIsd1-7OYgk

Lacrimosa
http://www.youtube.com/watch?v=KHS8E1-VTJg

Moonspell
http://www.youtube.com/watch?v=bwMf8rJ6VI8

Nosferatu
http://www.youtube.com/watch?v=XCEkbamZcJo&feature=related

Theatre des Vampires
http://www.youtube.com/watch?v=_7P7ZAAW8Xw

Tristania
http://www.youtube.com/watch?v=Wx-BlEd3wIo

Type O'Negative
http://www.youtube.com/watch?v=p9kbj_aeO2k

HIM
http://www.youtube.com/watch?v=1V4AscLidWg


REFERÊNCIAS

AUERBACH, Nina. Our Vampires, Ourselves. Chicago : The University of Chicago, 1995.

BARBER, Paul. Vampires, Burial, and Death. Folklore and Reality. New Haven, CT: Yale University, 1998.

BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fada (The Uses of Enchantment: the meaning and importance of fairytales) Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

CARROLL, Noël. The Philosophy of Horror or Paradoxes of the Heart. London: Routledge, 1990.

GELDER, Ken. Reading The Vampire. New York: Routledge, 1994.

GORDON, Joan & HOLLINGER, Veronica. Blood Read: the Vampire as Metaphor in Contemporary Culture. Philadelphia: University of Pennsylvannia, 1997.

GUINN, Jeff. with Andy Gieser. Something in the Blood. The Summit Publishing Group, 1996.

HELD, Jacqueline. O Imaginário no Poder. (L'Imaginaire au pouvoir, 1977) São Paulo: Summus, 1980.

JONES, E. Michael. Monsters from the Id. Dallas: Spence Publishing Company, 2000.

KING, Stephen. Salem's Lot. New York: Doubleday, 1975.

LIMA, Luiz Costa. O Redemunho do horror: as margens do ocidente. São Paulo: Planeta, 2003.

MORETTI, Franco. Signs Taken for Wonders: Essays in the Sociology of Literary Forms. 1987.

RICE, Anne. Interview with the Vampire. New York: Ballantine, 1977.

SAGE, Victor. The Gothick Novel. London: Macmillan, 1990.

SCOTT, Niall (ed.) Monsters and The Monstrous. Myths and Metaphors of Enduring Evil. New York: Rodopi, 2007.

SIEBERS, Tobin. The Romantic Fantastic. London: Cornell University, 1984.

STOKER, Bram. Dracula. Penguim,

SUMMERS, Montague. The Vampire: His Kith and Kin. 1928. New York: University Books, 1960.

WOLF, Leonard. The Essential Dracula. New York: Plume, 1993.


Dracula. Romance on-line

http://www.literature.org/authors/stoker-bram/dracula/

http://www.gutenberg.org/ebooks/345


sites pesquisados na internet

na Wikipedia

http://en.wikipedia.org/wiki/Vampire
http://en.wikipedia.org/wiki/Vampire_literature
http://en.wikipedia.org/wiki/Dracula


The Vampire, His Kith and Kin. Montague Summers.
Disponível online em http://www.sacred-texts.com/goth/vkk/index.htm
e também http://classiclit.about.com/library/bl-etexts/msummers/bl-msummers-vampire-1.htm

mais sobre Montague Summers
em http://vampirologist.blogspot.com/2009/01/montague-summers.html

sobre o marxista italiano F Moretti
e artigo sobre leitura sociológica de Dracula

http://www.newleftreview.org/?page=article&view=2197

http://findarticles.com/p/articles/mi_m2220/is_n1_v37/ai_16946525/pg_4/


Mais sobre o artigo do médico espanhol Juan Gómez-Alonso
http://www.skeptictank.org/rabvamp.htm
http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/178623.stm


videos disponíveis no Youtube

Vampires Vampirism
http://www.youtube.com/watch?v=RCORxLn4lL8

History Folklore
http://www.youtube.com/watch?v=qDOL0N7zC2w&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=uIG8-jSz8NU&feature=related


.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário